Publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 1941, esse artigo deu título à coletânea de contos que Monteiro Lobato lançou em 1918. Nesse texto surge a figura de Jeca Tatu, caipira do vale do Paraíba, símbolo da preguiça e do fatalismo, e que posteriormente seria diagnosticado pelo autor como vítima da miséria e da exclusão.
José Bento Renato Monteiro Lobato (April 18, 1882 - July 4, 1948) was one of Brazil's most influential writers, mostly for his children's books set in the fictional Yellow Woodpecker Ranch but he had been previously a prolific writer of fiction, a translator and an art critic. He also founded one of Brazil's first publishing houses (Companhia Editora Nacional) and was a supporter of nationalism.
So não dei uma estrela em reconhecimento ao talento da escrita de Lobato. A história é um retrato de como os eugenistas enxergam o caboclo do nordeste. Preconceituoso e ignorante, mas n se pode esperar mt mais do homem que escreveu “O Presidente Negro”. Tive que ler para a faculdade, mas não vejo por que alguém se daria ao trabalho de ler sem ser obrigado.
Quem supõe conhecer a obra de ML porque leu todos os infantis dele, enganou-se. Lobato tem varios livros adultos. Nunca tinha lido nada dele. Tudo o que conhecia e gostava era o Sítio do Pica Pau Amarelo na Globo. Sei que ele é muito polêmico, por isso mesmo indico a leitura de Urupês.