Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Homem Que Mordeu o Cão #4

O Novo, Incrível, Definitivo, Arrebatador, Estrondoso, Monumental e Titânico Livro d'O Homem Que Mordeu o Cão

Rate this book
"O Homem que Mordeu o Cão" é uma rubrica radiofónica de enorme sucesso, criada por Nuno Markl no ano de 1997 e que revolucionou a forma de fazer rádio em Portugal.
Regressou em 2013 à antena no programa da manhã na Rádio Comercial, a rádio líder no seu segmento. Todo o material deste livro é inédito. O livro é todo ilustrado pelo próprio autor, aplaudido e querido do público, com mais de 500 mil fãs no Facebook, e presente em vários órgãos de comunicação social.
Nuno Markl é o autor de variadíssimas rubricas radiofónicas – entre as quais "O Homem Que Mordeu o Cão", na Rádio Comercial, e das diversas reencarnações dessa rubrica sob a forma de livros, espectáculo ao vivo e programa de televisão, na TVI. Na Antena 3 foi o autor de "Há Vida em Markl". Sócio das Produções Fictícias desde a sua fundação, foi co-autor de programas como "Herman Enciclopédia", "Paraíso Filmes", "O Programa da Maria" ou "Os Contemporâneos", onde interpretava alguns sketches. No cinema, participou como actor em "A Bela e o Paparazzo". Escreve e apresenta "A Caderneta de Cromos", na Rádio Comercial, no programa “Manhãs da Comercial”, desde Novembro de 2009, rubrica humoristico-nostálgica que, se outros méritos não tiver, pelo menos contribuiu para o regresso do gelado Fizz Limão. Não sabe fazer o cubo mágico e continua a manter viva a esperança de que alguém lhe dê o Castelo de Grayskull, dos Masters do Universo. Fez uma vez um soufflé de brócolos tão bom (na Bimby) que não cozinhou mais desde então, com medo de fazer pior.

216 pages, Paperback

First published October 15, 2014

6 people are currently reading
50 people want to read

About the author

Nuno Markl

34 books122 followers
Nuno Frederico Correia da Silva Lobato Markl nasceu em Lisboa, a 21 de Julho de 1971, no Hospital da Cruz Vermelha. Com apenas 4 anos já fazia as suas próprias bandas desenhadas, servindo-se de uma miríade de personagens para dar alma às suas histórias. Até que aos 10 anos de idade surgiu uma paixão ainda mais forte: a rádio! E foi precisamente com esta idade que começou as suas emissões radiofónicas embora estas não chegassem muito mais longe que o seu quarto. Utilizava um velho gravador National onde gravava a emissão, um microfone e uma telefonia a pilhas. Em tempo de férias ia a Vila do Conde que é a sua segunda terra (a primeira é Benfica onde vive desde a infância).
Mas foi durante o tempo de aulas que Nuno teve a sua primeira experiência radiofónica digna desse nome. Estávamos em 1988. Eram os gloriosos tempos da rádio pirata! Nuno descobre a "Voz De Benfica". Conhece Mário Rocha, que desde logo o convida para animador! Começa nessa mesma tarde! O seu primeiro programa intitulava-se originalmente "Programa das 14" porque começava precisamente às duas da tarde.
A dedicação à rádio era de tal ordem que chegou ao fim do liceu sem média para entrar para a faculdade. Ingressou então em 1990 no CENJOR. Não queria ser um jornalista a sério, mas apenas percorrer o caminho que lhe permitisse voltar a sentar-se em frente a um microfone. Depois de acabado o curto curso, começou a estagiar em 1991 na antiga Correio da Manhã Rádio. Em 1993, Rui Pego convidou-o para fazer um magazine diário nocturno de notícias. Com a loucura e subversão que lhe são características esse mesmo magazine acabou por ser pouco a pouco adulterado até se transformar num programa de entretenimento próprio chamado " Prok Der E Vier". Durante essa experiência marcante e irrepetível, Nuno aprendeu a segurar sozinho uma estação de rádio durante a madrugada, a fazer humor radiofónico, a criar punchlines e centenas de outras coisas fascinantes. Iniciava-se assim a "Saga de Abílio"! Ainda em 93 a CMR extinguiu-se e quem lá trabalhava passou para a Rádio Comercial. Nuno não foi excepção.
Nesta nova rádio fez o remake dos episódios antigos da "Saga de Abílio" e criou novos episódios. O sucesso do programa chamou a atenção de Nuno Artur Silva (director das Produções Fictícias), que o convidou a juntar-se a uma equipa composta por Ricardo Pereira, Miguel Góis, José Diogo Quintela e Maria João Cruz entre outros. Nuno aceitou o convite e lá continua até hoje.
Em 1997 a Comercial mudou de direcção e Nuno Markl passa das noites para as manhãs. Torna-se parte integrante do Programa da Manhã ao lado de Pedro Ribeiro, Ana Lamy e José Carlos Malato com a sua própria rubrica intitulada de: "O Homem que Mordeu o Cão e Outras Histórias" que o catapultou definitivamente para o estrelato radiofónico, tornando-se um fenómeno humorístico nacional que deu origem, mais tarde, a três livros, um programa de televisão e uma digressão nacional com o espectáculo ao vivo.

Em 2001 Nuno tem a sua primeira experiência como apresentador/comentador televisivo. Junta-se a Rita Mendes e a Gaspar Borges e juntos começam o Sem Filtro na RTP1.Teve vida curta este programa. Nesse mesmo ano, abandona a RTP e começa a trabalhar na SIC Radical mais propriamente como comentador de cinema no programa "Curto Circuito". Actualmente participa no programa às segundas-feiras das 17 às 20 falando-nos das últimas novidades em DVDs, videojogos, discos e muitas outras coisas ligadas ao cinema. Em 2002, ainda no mesmo canal, inicia outro projecto paralelo com Fernando Alvim e Rui Pedro Tendinha, mais uma vez: o "CineXL", um programa sobre cinema pois claro, desde cedo uma das suas grandes paixões.
Em 2003 estreou na SIC Radical, mais uma vez em parceria com Fernando Alvim, outros dois novos programas: "O Perfeito Anormal" que é somente o que de mais non-sense existe na TV portuguesa, e o curtinho "O Homem da Conspiraç

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
23 (20%)
4 stars
51 (45%)
3 stars
30 (26%)
2 stars
6 (5%)
1 star
2 (1%)
Displaying 1 - 8 of 8 reviews
Profile Image for Cat.
1,161 reviews145 followers
December 25, 2014
Embora já conhecesse todas as histórias e 'Desbloqueadores de Conversa' presentes neste livro, a verdade é que é sempre bom recordar. E rir. Porque há histórias tão estranhas, que parecem mentira. Mas que são uma verdadeira comédia.
Profile Image for Sara.
475 reviews33 followers
March 9, 2015
Sou fã da rubrica O Homem que Mordeu o Cão da Rádio Comercial. Dessa e das outras que a rádio coloca no youtube (são excelentes para ouvir quando estamos a fazer alguma coisa que não gostamos muito/ dura muito tempo e que não precisa de concentração - como passar a ferro), pelo que não hesitei quando vi o tão aclamado (pelo autor) livro na biblioteca local. O meu não hesitar foi mais quase saltar de alegria xD
Enfim, é um bom livro se ler, de se dar boas gargalhadas, sobretudo se não conhecermos as histórias descritas nele. Já conhecia várias por ter ouvido na rádio, mas ainda assim posso dizer que foi uma leitura bastante alegre.
Recomendo a todos que gostam do género e/ou que seguem este nosso comediante (que orgulho em ser português!).
Hum.... que VOOOM :P
Profile Image for Daniel Ribeiro.
30 reviews
March 17, 2023
Apesar de não ser fã do humor presente no livro, o autor escreve bem e consegue passar a mensagem com clareza e com aquele toque de quem conta uma piada enquanto pisca o olho esquerdo como quem dá a dica de "ri-te pá hehe percebeste-te? han, han? hehe".

A história de ser "um tótó idiota" no século XXI que não se encaixa na masculinidade tradicional e que "o mundo está de pantanas" e que há episódios caricatos a toda a hora porque "o gato da vizinha é siamês" e que devido também a outras variáveis caricatas "comi um bocado de contraplacado", faz com que os leitores que possuem alguma maturidade intelectual sintam o reflexo de uma geração de homens falhados que estão na linha da frente da nossa sociedade. A degeneração e a abertura à condescendência fazem do livro uma prova de que a realidade do século XXI é humor, e isso é triste.

Talvez tenha lido este livro com os olhos de um homem velho com um sentido de humor adormecido.
Talvez tenha lido este livro com os olhos de um homem novo com a preocupação de um futuro adormecido.
Homens fortes criam tempos bons, tempos bons criam homens fracos, homens fracos criam tempos dificeis e tempos dificeis criam homens fortes.
Profile Image for Fatima Casanova.
76 reviews5 followers
January 19, 2020
As histórias do Nuno Markl - e a forma espirituosa como as comenta - fazem-me sempre rir! Já é o segundo "Homem que mordeu o cão" que leio e não desilude. Atenção: o melhor é ler em casa, porque nos transportes ou na rua passamos por doidas, a rir para um livro. 😅
Profile Image for Ricardo Dias.
Author 25 books25 followers
November 23, 2014
Um livro que pode ser basicamente descrito como um chorrilho de disparates. Uma verdadeira colecção. E dado que conseguiu a rara proeza de me pôr a rir alto no autocarro (e no comboio, e no café), leva, só por isso, 5 estrelas.
Profile Image for Tânia Sequinho.
Author 1 book12 followers
January 17, 2015
Hilariante! De nos fazer rir alto sozinhos em qualquer sítio que estejamos. Recomendo a todos os seguidores da fabulosa rubrica do Homem que Mordeu o Cão ou apenas a quem quer um livro bastante divertido para melhor os seus dias.
Profile Image for Ricardo Gomes.
16 reviews2 followers
January 3, 2015
Excelente livro do Nuno Markl, para quem já ouve as crónicas na rádio dá especial gozo as que nos lembramos
Displaying 1 - 8 of 8 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.