Andrea Wirkus

Add friend
Sign in to Goodreads to learn more about Andrea.

https://andreawk.medium.com/
https://www.goodreads.com/andreawk

Os Sertões
Andrea Wirkus is currently reading
bookshelves: currently-reading
Rate this book
Clear rating

 
Loading...
Jean-Jacques Rousseau
“Dizer que um homem se dá gratuitamente é uma afirmação absurda e inconcebível; tal ato é ilegítimo e nulo, tão-somente porque aquele que o pratica não está de posse do seu bom-senso. Dizer a mesma coisa de todo um povo é supor uma nação de loucos e a loucura não cria direito.”
Jean Jacques Rousseau, On The Social Contract

Kay Redfield Jamison
“Naquela noite, enquanto esperava (bordando, vendo a neve cair, ouvindo Chopin e Elgar) que meu inglês apaixonado e instável aparecesse, eu de repente me conscientizei de como a música me parecia clara e tocante; como era de uma beleza extrema e melancólica o fato de eu observar a neve e esperar por ele. Eu estava sentindo mais beleza, mas também mais tristeza de verdade. Quando ele surgiu - elegante, acabando de chegar de um jantar de cerimônia, de smoking, com uma echarpe de seda branca jogada de qualquer jeito em volta do pescoço e uma garrafa de champanhe na mão - pus para tocar a sonata póstuma para piano em si-bemol, D. 960, de Schubert. Seu erotismo belíssimo e obsessivo me encheu de emoção e me fez chorar. Chorei pela contundência de toda a emoção que eu havia perdido sem saber, e chorei pelo prazer de voltar a vivenciá-la. Até hoje, não consigo ouvir essa obra sem me sentir cercada pela linda tristeza daquela noite, pelo amor que eu tinha o privilégio de conhecer e pela lembrança do equilíbrio precário que existe entre a sanidade e um sufocamento sutil e terrível dos sentidos.”
Kay Redfield Jamison, An Unquiet Mind: A Memoir of Moods and Madness

Pedro Juan Gutiérrez
“Gosto de ser belicoso, como bom filho de Ogum. Quando me virem tranquilo, é que já estou apodrecendo.”
Pedro Juan Gutiérrez, Dirty Havana Trilogy

William Faulkner
“É preciso duas pessoas para fazer alguém, e uma para morrer. É assim que o mundo vai acabar.”
William Faulkner

Albert Camus
“Os flagelos, na verdade, são uma coisa comum, mas é difícil acreditar neles quando se abatem sobre nós. Houve no mundo igual número de pestes e de guerras. E contudo as pestes, como as guerras, encontram sempre as pessoas igualmente desprevenidas. Rieux estava desprevenido, assim como os nossos concidadãos; é necessário compreender assim as duas hesitações. Por isso é preciso compreender, também, que ele estivesse dividido entre a inquietação e a confiança. Quando estoura uma guerra, as pessoas dizem: ‘Não vai durar muito, seria estúpido’. Sem dúvida, uma guerra é uma tolice, o que não a impede de durar. A tolice insiste sempre, e nós a compreenderíamos se não pensássemos sempre em nós. Nossos concidadãos, a esse respeito, eram como todo mundo: pensavam em si próprios. Em outras palavras, eram humanistas: não acreditavam nos flagelos. O flagelo não está à altura do homem; diz-se então que o flagelo é irreal, que é um sonho mau que vai passar. Mas nem sempre ele passa e, de sonho mau em sonho mau, são os homens que passam e os humanistas em primeiro lugar, pois não tomaram as suas precauções. Nossos concidadãos não eram mais culpados que os outros. Apenas se esqueciam de ser modestos e pensavam que tudo ainda era possível para eles, o que pressupunha que os flagelos eram impossíveis. Continuavam a fazer negócios, preparavam viagens e tinham opiniões. Como poderiam ter pensado na peste que suprime o futuro, os deslocamentos e as discussões? Julgavam-se livres e jamais alguém será livre enquanto houver flagelos.”
Albert Camus, La peste

215889 Literatura Lésbica/Bissexual/Afins — 5 members — last activity Jul 27, 2019 01:33AM
Grupo de leituras em grupo, 1 capítulo por semana de livros com temática LGBT e personagens lésbicas/bissexuais e afins.
year in books
TALITA
2,503 books | 583 friends

Camilla
2,268 books | 139 friends

Gabriel...
650 books | 28 friends

Hagazussa
528 books | 57 friends

Tata, l...
601 books | 51 friends

Irina D...
96 books | 72 friends

Paula C...
331 books | 41 friends

Rafael ...
116 books | 51 friends

More friends…



Polls voted on by Andrea

Lists liked by Andrea